6 primeiros passos com o inbound marketing

Quer saber mais sobre técnicas de Inbound Marketing?! Aqui vão 6 dicas da Six para você começar a botar a mão na massa desse método matador

O Marketing de Atração, ou Inbound Marketing, é resumidamente uma estratégia que reúne vários tipos de ações online para atrair visitantes e trabalhá-los por meio de conteúdos relevantes para que se convertam em Leads e compradores. Em vez de ir atrás dos clientes e gastar fortunas com mídia, são eles que vão até você. Achou interessante?! Então  preste atenção nas nossas dicas:

1) Pesquise antes de começar.

Uma boa pesquisa de palavras-chave relacionadas ao que os consumidores procuram nos sites de busca, que pode levar a conteúdos produzidos pela sua marca, é essencial. Use ferramentas como o Google Keyword Planner, Google Suggest e SemRush. Escolha palavras que gerem tráfego mas que não sejam usadas por muitas marcas, a concorrência é feroz.

2) Crie um conteúdo atraente.

Todo conteúdo deve ser criado pensando em ser útil e resolver algumas “dores” dos possíveis consumidores. Quanto mais informações relevantes, melhor. Não adianta ficar se gabando da sua marca ou do seu produto, a venda vem no final do processo.

3) Converta visitantes em leads.

Não adianta ter um fluxo enorme de visitantes do seu blog ou site e não saber quem são essas pessoas.

Todo conteúdo deve conduzir o consumidor a se cadastrar para receber mais conteúdos bacanas ou se aprofundar no que ele acabou de aprender, independentemente de promoções.

Use e abuse de botões e palavras de comando para estimular a ação de se cadastrar. É assim que o visitante entra no funil de vendas que explicaremos a seguir.

4) Produza conteúdos fáceis de compartilhar.

Ah, antes do funil de vendas, chamamos atenção para a importância de estimular as pessoas a dividirem o seu material com os contatos delas.

Botões e palavras de comando para que o link do seu conteúdo se multiplique também são bem-vindos aqui.

5) Converta seus Leads em clientes usando um funil de vendas.

Depois que você converteu os visitantes em Leads, como falamos no item 4, é hora de transformá-los em clientes. Para chegar no fundo do funil e comprar, eles são conduzidos por conteúdos de interesse, com envio automatizado, através de 4 etapas: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.

6) Analise os resultados e refina o processo.

Por último e não menos importante é a fase da análise. Fazer um bom trabalho aqui garante a manutenção ou correção de rumos e que o ciclo de vendas se perpetue. Fique atento aos relatórios de envio de e-mails, configure o Google Analytics para monitorar o desempenho do seu site, confira a evolução dos consumidores pelo funil de vendas e integre o processo com o CRM.