Como ganhar e reter seguidores no Instagram

O Instagram é a rede social queridinha das marcas.

Por lá, milhões de pessoas descobrem as novidades, participam de promoções, assistem a transmissões ao vivo e compartilham os melhores conteúdos com os amigos.

Não é surpreendente que cada vez mais negócios invistam tempo e dinheiro no aprimoramento do uso da plataforma, de modo a encantar e fidelizar seguidores.

Seja para os que estão iniciando os trabalhos nas redes sociais ou para quem já está no meio do caminho, as dicas que separamos aqui servem para aumentar seus seguidores, o engajamento deles e também ser mais atrativo e relevante para novos públicos. Confere aí!

Não compre seguidores

Ainda há uma enorme parcela de perfis que insistem no erro de pagar a terceiros para inflar de forma artificial a base de fãs do perfil. Se fosse tão fácil, qual seria o sentido de existirem agências, cursos de pós-graduação e extensão dedicados a entender melhor o planejamento das redes sociais?

Além de ser uma prática não recomendada pelo Instagram, o algoritmo pode “esconder” e até banir quem se utiliza de métodos duvidosos repetidamente para tentar alavancar seus negócios.

Fora isso tudo, que credibilidade passa uma página cheia de perfis falsos e robôs?

Saiba quem você quer alcançar no Instagram

Outro grande erro é achar que a sua marca fala “para todo mundo”.

O caminho mais fácil para a irrelevância é a falta de foco. Concentre-se na parcela do público que consome realmente as informações e os produtos/serviços do seu negócio.

Estude também os públicos secundários, ou seja, aqueles que não são seu alvo primário, mas que influenciam na tomada de decisão dos seus clientes.

Fora do seu universo, conheça também o trabalho de marcas de outros ramos de produtos e serviços que também mirem o seu público.

Observe o que fazem, como fazem e quais aspectos podem ser absorvidos pela sua estratégia. É indicado também fazer parcerias cruzadas (sorteios, promoções, etc.) com esses perfis, já que ações envolvendo as marcas beneficiam a todos.

Instagram. Planejamento de calendário para ser consistente e relevante!

Mesmo que não seja possível prever quais serão os assuntos mais quentes do dia, um calendário bem planejado pode ajudar a mostrar que a sua marca acompanha as novidades e que mantém uma frequência de publicações bem distribuída ao longo do mês.

Uma boa dica é acompanhar o site Calendarr , onde é possível saber com antecedência todas as datas comemorativas do ano e escolher as que mais fazem sentido para o seu nicho para aproveitar em publicações, além de conseguir, dessa forma, mais tempo para pensar em conteúdos impactantes.

Use as hashtags com sabedoria no Instagram

Por mais que o Instagram aceite até 30 tags por publicação, o excesso de termos polui o conteúdo e pode afugentar seus leitores. Procure utilizar termos que tenham relação com o nicho que trabalha sem cair no lugar comum das palavras-chave genéricas demais.

As tags servem tanto para os algoritmos identificarem os temas abordados quanto para facilitar o público que procura determinado assunto achar a sua publicação.

No entanto, podem também ser utilizadas para reforço de campanhas e slogans, como pré-requisito para sorteios e também para engajar a audiência em torno de uma causa.

Utilize o aplicativo LeeTags para testar algumas hastags em alta

Impulsione seus conteúdos mais quentes

Separe uma verba ($$$) para aumentar o alcance das publicações mais atrativas. Acompanhando a reação dos seguidores aos conteúdos publicados organicamente, é possível se programar para mostrar o que deu mais certo à maior quantidade de pessoas possível.

Mesmo sem uma enormidade de recursos, é recomendável dedicar algum dinheiro à promoção do próprio perfil entre aqueles que ainda não sabem que sua marca existe.

O impulsionamento dos posts também ajuda a alcançar mais seguidores dentro da sua base, uma vez que os conteúdos orgânicos (aqueles que não há gasto de dinheiro) não atingem a totalidade das pessoas que seguem sua página.


Melhore progressivamente com a ajuda dos seus seguidores

Não há receita pronta no Instagram além de fazer, observar e medir para fazer melhor depois. O uso de geolocalização nos posts ajuda o algoritmo a exibir suas comunicações para pessoas ao redor.

Deixar a imagem com menor proporção de textos possível ajuda na experiência dos usuários e alcança mais pessoas. Há a tendência dessas publicações (com menos texto na arte) terem mais curtidas e alcance.

Vídeos engajam mais que as fotos, que engajam mais que publicações feitas apenas com textos.

Pessoas gostam de ver pessoas (e bichos), e não é por acaso que conteúdos que um rosto aparece tendem a receber mais curtidas que aqueles sem ninguém.

Usar emojis pode deixar seu texto mais amigável, mas cuidado com os excessos.

Não se esqueça das chamadas para ação.

O uso dos stories é ideal para levar o público para seu site, já que a funcionalidade de arrastar para cima permite incorporar links nesse tipo de conteúdo.

Por último, lembre-se que as pessoas procuram o Instagram para se entreter, olhar novidades e terem sentimentos positivos. Avalie seus conteúdos quanto ao sentimento que cada publicação passa.

Se não consegue identificar nenhum, é muito provável que seu conteúdo não seja relevante o suficiente.

Conte com a Six on Demand para conversar, tirar dúvidas e encontrar a melhor maneira de atingir corações, mentes e resultados na internet. Até a próxima!