Em média, mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas online antes de efetuar suas compras
É muito mais do que pesquisa de preço. É tomar a decisão por uma marca antes de qualquer contato com a loja física ou com o vendedor. Já parou para pensar na sua presença online para aparecer nessas pesquisas?
Esse fenômeno não representa o fim das vitrines bem decoradas ou da lábia dos bons comerciantes, até porque os clientes ainda estão abertos à novas experiências.
A busca prévia por informações antes da compra mostra que hoje são os consumidores que vão até os produtos e não o contrário.
Para se ter uma ideia, nove entre dez brasileiros não entram numa loja, seja física ou virtual, antes de pesquisar tin tin por tin tin sobre o que desejam comprar.
E não estamos falando somente de produtos caros e complicados como automóveis, viagens ou serviços financeiros. O novo padrão vale até para itens básicos como os de higiene e alimentos do dia a dia, com 75% de buscas prévias.
De onde vem esse interesse?
Ao invés de anúncios invasivos em mídias de massa, a guerra que está se travando é a da informação nos buscadores, blogs e redes sociais. O Marketing de Atração detectou essa tendência e, de certa forma, até a estimulou ao gerar conteúdos para cada necessidade pesquisada, educando os possíveis clientes até a hora da compra. Um momento que nem sempre é imediato: é o fim de uma jornada com fases bem definidas e mensuráveis.
Mas muito mais que apenas criar um site ou um perfil nas redes sociais, ter presença digital consiste em entregar conteúdo e informações relevantes para seus usuários ou personas.
À medida que seu negócio consegue ser visto digitalmente e também reconhecido como um lugar que entrega algo relevante para este determinado público é natural o volume de vendas também aumentar.
Já parou para pensar na sua presença online? Os 4 pilares para fortalecê-la
- Tráfego e Anúncios Pagos;
- Gerenciamento de Redes Sociais;
- Produção de Conteúdo;
- Gestão de funil.
Entre todos os pontos , vale destacar a importância da definição e entendimento de uma persona ou público-alvo. Percebe-se que esse ponto está presente nos 4 pilares em diferentes formas o que ressalta a importância de pesquisar e muitas vezes .
Outro ponto relevante é o alinhamento de mensagem e valores entre os quatro pilares. A comunicação deve ser semelhante para gerar unidade e valor no propósito.
Atenção ao SEO
Além desses fatores é importante atentar-se ao SEO para criar o efeito “cauda longa” e ter seu conteúdo, site, blog indexado no google.
Para cumprir com o objetivo de ser visto e achado no Google, não basta apenas criar o conteúdo é necessário que você faça algo mais, tais como:
1. Use o Google Search Console
Cadastre seu site no Search Console do google;
2. Crie um sitemap do site
Crie um sitemap.xlm;
Faça um upload deste arquivo para a raiz do seu site. O google precisa entender que esse site pertence a você
3. Apresente sua URL para o Google
Faça um pedido de rastreamento no Google. Acesse.
- Written by: Sx
- Posted on: 25 de julho de 2019
- Tags: Inbound Marketing, Marketing de atração