Digital influencer: quando vale a pena? Já se perguntou?
Depois do boom das redes sociais, vimos um crescimento enorme do nome Digital influencer. Algumas pessoas ainda nem sabem o que isso significa. O nome dessa nova “profissão” já não ajuda muito, talvez pela pronuncia ser em inglês. Mas a principal duvida é: O que essa pessoa faz? Digital influencer é a pessoa que ajuda a sua marca a ganhar destaque nas redes sociais. Ela possui um publico cativo que acompanha seu dia-a-dia, compartilha conteúdos, curte suas fotos e postagens. Sua formação varia, de Radio e TV até Medicina.
Dependendo do seu público e principalmente dos assuntos abordados uma grande variedade de marcas pode te “enviar presentinhos”.
E pra que tudo isso? Para ganhar likes! Os influencers são uma mina de likes, por terem um público-alvo interessado no seu negócio a divulgação do seu “presentinho” vai levar aquele publico até a sua conta, e isso vai gerar os famosos likes. Mas o quanto de vendas esses likes geram? Essa é a pergunta que quase ninguém faz.
Os likes por si só não geram venda, eles apenas mostram quantas pessoas acharam bonita a foto do seu produto. A verdade é que para um like gerar uma venda é necessário uma campanha em conjunto com o seu negócio.
Esse esforço de planejamento de marketing quase nunca é feito. Ué mas pra que essas marcas querem tanto esses likes?
Digital influencer: Status!
Estamos vivendo numa era onde 10 likes são mais importantes do que ter uma venda, você mostra pros seus concorrentes que sua página está bombando, mas não mostra que suas vendas aumentam proporcionalmente.
Por isso cada vez mais vemos grandes empresas gastando dinheiro para conquistar os “preciosos” likes. Mas tudo isso está prestes a mudar.
Recentemente o Instagram divulgou que está iniciando o processo de retirada do mostrador de likes das fotos. Segundo a plataforma, o objetivo é para que as pessoas prestarem mais atenção na história que está sendo contada do que no número que está exposto.
Fotografias que postamos contam histórias mas estamos tão preocupados contando likes que nos esquecemos dos momentos que a foto representa.
As marcas estão criando cada vez mais fotos bonitas e contando cada vez menos histórias sobre elas. A verdadeira qualidade de um produto não é representado numa simples foto.
Estamos tão focados no que parecemos ser que nos esquecemos do que somos de verdade. Com essa mudança uma nova era vai surgir e talvez até uma nova profissão apareça.
Quem sabe um Digital Story Teller ou um Story Designer.
Essas mudanças vão afetar muitos negócios, para um Influencer, os números representam suas entregas, já para as marcar suas histórias representam motivos para vendas. A questão é de que lado você quer estar. Vamos esperar para ver, enquanto isso não esqueça de deixar o seu like.
- Written by: Six
- Posted on: 19 de junho de 2021
- Tags: Agência Digital, Digital Influencer, Inbound Marketing, Marketing de atração