O Instagram está removendo a aba de curtidas

O Instagram está removendo aos poucos a aba de curtidas, que mostra o que os usuários curtem.

Muita gente nem conhece essa funcionalidade, outros poucos são viciados nela. De apaixonados platônicos, aquele (a) ex, haters e assediadores; até mulheres e maridos ciumentos.

Mas o fato é que o Instagram está removendo a aba de curtidas que mostra o que os outros usuários estão fazendo.

Finalidade desviada.

É claro que há o uso da aba na medida certa por quem quer ficar por dentro de novidades fora do seu círculo de amigos no Ig. Mas essa necessidade vem sendo preenchida satisfatoriamente pela função “Explorar”. Essa, todo mundo conhece.

Seguidos sem saber e sem desejar.

A aba da discórdia é questionada por usuários que se sentem invadidos, alguns até relatam episódios de bullying a partir das atividades coletadas pelos espiadores.

Bom senso na decisão.

Se está incomodando mais do que agrada, é melhor não ir adiante e preparar terreno para novas funcionalidades na guerra pela preferência entre os APPs.

A decisão foi revelada por Vishal Shah, gerente de produto do Instagram em entrevista ao site BuzzFeed.

“Temos um caso em que algo não está servindo ao uso para o qual foi construído e ainda está causando surpresa nas pessoas quando notam que suas atividades estão expostas”, disse Vishal Shah.

Como está acontecendo a remoção.

Conforme falamos no início do post, tudo vai ser aos poucos como na maioria das atualizações. Um grupo selecionado de usuários para o teste já não a aba no APP.

Teve gente que ignorou, gostou e, claro, que xingou muito! Deve dar nervoso mesmo não saber o que o outro está fazendo, mas em breve, “every breath you take” só na música.

Além da remoção da funcionalidade, o Instagram também está lançando uma aplicação de chat externo chamada Threads, parecida com o Messenger do Facebook.

A ideia é conectar os usuários com grupos menores de amigos em uma tentativa de fazer frente ao Snapchat.

O que você pensa da exclusão da aba de curtidas do Instagram? – que parece não ter volta. Nós achamos uma boa iniciativa, principalmente para as páginas de empresas, onde a ferramenta não contribuiu muito para as métricas es estratégias de marketing digital.